Para Ferreira (2005, p. 07) o Sistema financeiro nacional é o conjunto de Instituições e órgãos que regulam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Segundo o portal do Investidor (2011), “o Sistema Financeiro Brasileiro pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que asseguram a canalização da poupança para o investimento, ou seja, dos setores que possuem recursos financeiros superavitários para os desejam ou necessitam de recursos (deficitários).”
Conforme Almeida (2007, p.53) com a Lei nº 4.595/64 (Dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias. (Criação do Conselho Monetário Nacional.) reestruturou-se as diretirzes do sistema financeiro nacional, dividindo as instituições por seguimento de negócio. As operações de curto prazo, como emprestimo de capital de giro são de responsabilidade dos bancos comerciais , já as operações de médio e longo prazo foram atribuídas aos bancos de investimentos. Assim, “o crédito de longo prazo para o setor produtivo ficou sob responsabilidade do BNDES” e “as operações de financiamento imobiliário passaram a ser realizadas por instituições componentes do sistema financeiro habitacional.
FONTES DE FINANCIAMENTOS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
eBook
Pages: 50
Language: Portuguese
Publication date: 01/09/2017
FONTES DE FINANCIAMENTOS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
El vendedor asume toda la responsabilidad de esta entrada.
Entrar um novo perfil