Força Africana

O Sol desapareceu. Será que foi roubado?


Author: Paula Cardoso
eBook
Pages: 46
Language: Portuguese
ISBN: 9783962464332
Publication date: 20/07/2020
5.49 €
VAT included
Instant download after purchase
ePub e-book format ePub e-book format
O Sol não aparece há mais de uma semana! Será que foi roubado? Estará a brincar às escondidas? Ficou preso entre nuvens gigantes? Sabe-se apenas que a última vez que foi visto estava a pôr-se no hemisfério norte, lá para os lados da América.
Está um frio de congelar! E daqui a pouco não vai sobrar um único fio de luz para iluminar o Planeta. Se o Sol continuar desaparecido, o mundo que todos conhecemos vai pelos ares! E não restará nem uma vida ao cimo da Terra. Os únicos a salvo serão os habitantes de Chewa, a terra mais rica do mundo. Tão valiosa que teve de ser escondida de todos os mapas! Sabe-se apenas que fica em África e que é a partir dela que se distribuem as maiores riquezas do globo. Por isso tem de ser muito bem guardada! E ninguém melhor do que as crianças mais poderosas do planeta para garantir essa proteção: a Nzinga de Angola, o Crioulo de Cabo Verde, a Bijagós de Guiné-Bissau, a Macua de Moçambique e o Cacau de São Tomé e Príncipe. Juntos formam a Força Africana, uma equipa de agentes especiais que entra em ação sempre que um problema no mundo parece não ter solução. Como agora que o Sol parou de brilhar e toda a Terra acima de Chewa começou a esfriar. Mas o melhor mesmo é deixar esta aventura começar!

El vendedor asume toda la responsabilidad de esta entrada.
Nasci em Moçambique em 1979, e vivo em Portugal desde os meus três anos, onde trabalho como jornalista. Toda a minha infância sonhei com aventuras protagonizadas por heróis e heroínas que se parecessem comigo, fosse na textura do cabelo, no tom da pele ou nas feições. Mas todos os livros que lia acabavam por criar em mim a convicção de que eu não tinha lugar no mundo dos superpoderes.

A partir desta vivência, decidi criar histórias que promovam o empoderamento de crianças negras, abrindo-lhes espaço para celebrarem as suas raízes e sonharem sem limites. Para além da construção de personagens com os quais as crianças africanas e afrodescendentes se podem identificar – favorecendo a sua autoestima e sentimento de integração –, a Força Africana permite que todas as crianças incluam no seu imaginário heróis e heroínas étnica e racialmente diferentes, desencorajando atitudes de superioridade de uns sobre os outros. Neste processo, mais do que apresentar fenótipos invariavelmente excluídos da narrativa, como a pele escura ou o cabelo afro, há uma busca pela valorização da cultura de África, através da partilha de informações positivas sobre o “continente berço” da Humanidade.

I was born in 1979 in the city of Beira, Mozambique, and I grew up in Portugal, where I work as a journalist. When I was a child, I always had the same dream: to read a book featuring heroes and ‘sheroes’ who looked like me. But the more I read, the more I noticed I didn’t belong.

To change this, I decided to create stories featuring characters with whom black children can identify, promoting their self-esteem and sense of belonging. I also believe that diverse characters and authors help to enlarge our collective mindset, discouraging the emergence of racist and supremacist beliefs. Besides promoting greater ethnic and racial diversity in children’s books, “African Force” shares positive information about Africa as the stories

Book Trailer of "Força Africana"

If you like this ebook, you might also like:

© 2020 XinXii - GD Publishing Ltd. & Co. KG. Imprint | Terms of Use | Privacy Policy
€ Euro
International sites: German | English | Spanish | French | Italian | Dutch | Portuguese | Russian