Perplexões

Breves reflexões sobre a busca por transcendência


Author: L. Appel Jr.
eBook
Pages: 500
Language: Portuguese
ISBN: 9783969315668
Publication date: 24/04/2021
3.99 €
VAT included
Instant download after purchase
ePub e-book format ePub e-book format
Also sold in:
ThaliaWeltbildApple iBooksGoogle Play BooksBarnes & NobleCasa del Libro
Uma mudança nos paradigmas existenciais humanos é urgente e indispensável, não podendo mais ser adiada. A proposta do livro é apresentar novos caminhos à reflexão.
O que aconteceria se abandonássemos o conceito religioso relativo a uma presumida "perfeição divina", e incluíssemos o Princípio Transcendental Criativo, chamado por muitos simplesmente de "deus", também na equação evolutiva? Pode "deus" evoluir? Seria essa noção verdadeiramente um paradoxo, ou teria Charles Darwin reconhecido não apenas uma realidade biológica, mas um princípio cosmológico verdadeiramente universal?
Fosse esse o caso, poderíamos então explicar o Universo como a forma pela qual o Princípio Transcendental realizaria essa evolução?
E haveria acaso um teto evolutivo; um limite máximo nisso, ou qualquer tipo de limite aí seria de todo incompatível com a perspectiva de uma evolução divina?
Sendo o Princípio Criativo Transcendental algo eterno; atemporal, e tendo ele dessa forma existido desde sempre, penso que não poderíamos sequer falar em um limite para tal evolução, pois se acaso tal limite existisse, então ele certamente já teria sido alcançado.
É acaso a criatura humana uma espécie plenamente evoluída, ou estaríamos ainda meramente no início de nosso desenvolvimento? Limites evolutivos podem ser pensados para as espécies biológicas, ou tais considerações derivariam simplesmente das milenares amarras da irreflexão religiosa?
Nossas identidades e crenças religiosas, culturais, políticas e econômicas, portanto, acaso não refletiriam em suas estruturas esse mesmo primitivismo derivado dessa nossa condição de seres recém paridos de sua matriz animal?
A fixação temerosa e obsessiva do animal humano por identidades derivadas de condicionantes de nosso passado cultural e religioso não seriam assim prejudiciais e até mesmo fatais ao destino da espécie humana? Pois não pode haver qualquer imobilidade ou engessamento do contínuo processo transformativo natural a um Universo Criativo, sem que se si
El vendedor asume toda la responsabilidad de esta entrada.

If you like this ebook, you might also like:

© 2021 XinXii - GD Publishing Ltd. & Co. KG. Imprint | Terms of Use | Privacy Policy
€ Euro
International sites: German | English | Spanish | French | Italian | Dutch | Portuguese | Russian